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Análise Comercial Zomato

10-12-2024

Resumo

Resumidamente, o dashboard oferece uma ferramenta poderosa para a Zomato analisar seu desempenho em 2024 e tomar decisões estratégicas para o futuro. Ao identificar os produtos mais vendidos, as regiões com maior potencial e as áreas que precisam de melhoria, a empresa pode otimizar suas operações e aumentar seus lucros. Acesse o dashboard: Análise Comercial Zomato. Observe as principais propriedades a seguir:

FERRAMENTAS:

  • Excel: Preparação dos dados;
  • Figma: Criação de templates visuais;
  • Power BI: Criação do dashboard; modelagem de dados e criação de medidas (DAX);
  • DAX: Linguagem utilizada para criar cálculos complexos e personalizar as visualizações.

MÉTRICAS APONTADAS:

  • Quantidade e valor total de vendas;
  • Média por compra;
  • Vendas por mês, região e canal;
  • Produtos mais e menos vendidos;
  • ROI (Retorno sobre o Investimento).

TIPOS DE VISUALIZAÇÔES:

  • Cartões informativos.
  • Gráficos de linhas e colunas.
  • Tabelas dinâmicas.
  • Gráficos de velocímetro
  • Gráfico de rosca 
  • Recurso de Carrosséis de imagens.

INSIGHTS:

  • Produtos: “Baião de Dois”, “Sushi” e “Hambúrguer” são os mais vendidos. “Biryani” apresenta baixo desempenho.
  • Vendas: Alta demanda em janeiro e outubro. 67% das vendas ocorrem no e-commerce.
  • ROI: Abaixo do esperado, mas com potencial de melhoria.
  • Regional: Não há grandes discrepâncias entre as regiões em termos de vendas e receita.

BENEFÍCIOS DO DASHBOARD:

  • Visão completa e detalhada dos dados de vendas.
  • Identificação de oportunidades de crescimento.
  • Tomada de decisões mais estratégicas e baseadas em dados.
  • Melhoria da eficiência e produtividade da equipe.

CONHECIMENTOS APRENDIDOS:

  • Marcadores/Indicadores;
  • Medidas (DAX);
  • UX e UI aplicados em data viz;
  • Escalabilidade em Design;
  • KPIs de negócios;
  • Inteligência de Mercado (pesquisas);
  • Entendimento de estatística (gráficos);
  • Importação de visuais (APPSource);
  • Instruções DAX (RANKX, IF, DIVIDE, SUM, SUMX);
  • Publicação e compartilhamento de Relatórios (Power BI Service).
Contextualizando

Uma empresa brasileira chamada de “Zomato” gerou muitos dados durante o ano de 2024 em relação à venda de seus produtos tanto em lojas físicas espalhadas por algumas regiões do Brasil e canais digitais, assim, possui a necessidade de uma retrospectiva para extrair insights e tomar decisões em pontos críticos de investimentos. Você como Analista de BI, deve-se criar um dashboard com a tecnologia Power BI solicitada pela própria companhia, como também trabalhar com fonte derivada de planilhas eletrônicas (Excel – Office Microsoft 365).

⚠ ️Obs.: O projeto terá exclusivamente uma pauta fictícia e educacional o uso da empresa Zomato para estimular o desenvolvimento das habilidades de analista de BI/dados.

Objetivo Principal

O dashboard tem um caráter informativo com a finalidade de extrair insights e tomar decisões em pontos críticos de investimentos acerca dos negócios Zomato, usando-se da criação de dashboards interativos usando Power BI.

Público-Alvo

Por ser um relatório, as entidades impactadas serão os gerentes/analistas comerciais e financeiros, equipe de marketing, stakeholders e analistas de dados, enfim, mais para um âmbito interno.

Principais Métricas

Abordando o conteúdo principal, as KPIs abordadas totalizam 13, abordando: Quantidade Total de Vendas, Receita Total Alcançada, Média por Compra, Quantidade de vendas mensalmente, Receita Atingida mensalmente, Os produtos mais vendidos, Os produtos menos vendidos, Quantidade de Vendas por Região, Receita Alcançada por Região, ROI alcançado em comparativo com a estimativa, Quantidade de vendas efetuadas pelos canais web e presencial, produtos ilustrativos e motivos do uso da Zomato.

Ferramentas Utilizadas

Descrevendo as ferramentas utilizadas, tem-se o “Excel”, pois conforme a contextualização, a Zomato organizaram as informações já relevantes em formatos CSV; “Figma” para criar templates direcionados para data visualization acompanhado de boas práticas de legibilidade e usabilidade; “Power BI” para criação do relatório para efetuar um micro ETL, de extrair, transformar (Power Query) e carregar os dados e, posteriormente, contemplar as estatísticas. Por fim, uso da linguagem DAX (Linguagem de Expressões Analíticas) nativa do Power BI para executar instruções de agregações de valores (Soma, Multiplicação, Divisão, etc.).

Aspectos do Projeto

Detalhando sobre o conteúdo das fontes, os arquivos enviados pela contratante referenciam dados históricos originados do Warehouse (modalidade Data Fabric) contendo as seguintes propriedades:

  • Zomato _Sheets_  2024E219021(Comercial_ Zomato_2024E219021) -> destacamento de dados do tipo transacional efetuadas ao longo de 2024. As propriedades são: ”Produto”, “Qtde. de Vendas”, “Preço Unitário”, “Data de Pedido”, “Região”, “Canal”.
  • Zomato _Sheets_2024 E219021 (Financeiro_Zomato_2024E219021) -> conjunto de dados que abordam metas de negócios em relação ao montante final das vendas. As propriedades são: “Investimento Inicial”, ”Lucro Líquido Alcançado”, “Lucro Líquido Positivo”, “Lucro Líquido Negativo”.
  • Planilhas _Alvo_BI_2024_Zomato(Planilha P&D 9281D9) -> subconjunto de dados relacionados às características dos produtos desenvolvidos pelo setor “Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos”. As propriedades são: “Produto” e “URL Image”.

Vale lembrar que como é um projeto base, faltam uma maior manutenção do relatório em ser dinâmico, em obter mais interações entre objetos (gráficos), porém, com um design escalável. Além disso, a partir das propriedades explicadas anteriores, geram-se as chamadas “medidas” para agregar valores, desde:

  • “MaisVendidos” -> Medida destinada para desvendar os produtos mais e menos vendidos.
  • “MediaCompra” -> Alternativa que executa cálculos para obter a média de valor em real (R$) para cada compra atingida pelos clientes. 
  • “Soma de Receita” -> Solução gerada a partir da soma da receita para cada produto em relação a sua quantidade e preço por unidade.
  • “Soma de QtdeVendas” -> Medida alcançada a partir da soma da quantidade de vendas de todos os produtos pedido em cada dia e mês ao longo de 2024.
  • “ROI” -> Script que compila uma expressão a partir do investimento inicial e lucro líquido para chegar no percentual alcançado, e para o cenário atual são calculados três KPIs: “ROI Alcançado”, “ROI Estimado”, “ROI Negativado”.
Vantagens do Dashboard

Quando o assunto é vantagem, o dashboard criado beneficiará uma visão retrospectiva de 2024 do setor comercial, direcionando melhores estratégias em na área interna da companhia para 2025, informando os indicadores potenciais para investimentos, sobretudo, adição de inovações de produtos vendidos ou marketing para promoção dos produtos identificados como os mais vendidos, por exemplo.

Impacto Esperado

Partindo do ponto de vista não como analista de dados, e sim, enquanto perfil gerencial e estratégico, pode-se capturar os insights abaixo:

  • Os resultados gerados são investimentos fortes em marketing para os produtos “Baião de Dois”, “Sushi” e “Hambúrguer”, acompanhados de inovações únicas e, possivelmente, a retirada do “Biryani” do catálogo com a tentativa de “renovação de inventário”. 
  • Indicativo para um melhor preparo para a disponibilidade dos produtos no mês de Janeiro e Outubro devido a alta demanda, e extrair oportunidades. 
  • A partir dos gráficos, tem-se o ROI num nível “abaixo-médio”, isto é, não está abaixo das expectativas, porém, ainda longe de atingir as expectativas financeiras. 
  • Considerando entre os dois principais canais de vendas, aproximadamente 67% são efetuadas no E-commerce, portanto, novas propostas nas funcionalidades web nas questões de usabilidade e torná-lo mais acessível ao público.
  • Por último, a companhia realça dois pilares: manter resolução de problemas acima de 80% e aumentar cada vez mais a frota de motoboys disponíveis para delivery,

⚠ ️Obs.: Vale lembrar que a análise tanto de vendas quanto de receitas alcançadas pelas regiões não possuem valores distintos, e sim, quase proporcionais, então, outros fatores internos serão considerados, seja região com estabelecimentos bem localizados ou promoções únicas para cada região, ou mesmo, planejamento estratégico de expansão do sudeste, uma vez que possui maior densidade demográfica populacional.

Próximos Passos

Os “pós passos” abordam uma apresentação para informar e engajar os usuários mais necessitados, e planejar as estratégias. E outra opção é armazenar o dashboard num ambiente Cloud (dropbox, OneDrive, Service Power BI) para manter um histórico de relatórios e servir como referencial histórico.

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