Resumidamente, o dashboard oferece uma ferramenta poderosa para a Zomato analisar seu desempenho em 2024 e tomar decisões estratégicas para o futuro. Ao identificar os produtos mais vendidos, as regiões com maior potencial e as áreas que precisam de melhoria, a empresa pode otimizar suas operações e aumentar seus lucros. Acesse o dashboard: Análise Comercial Zomato. Observe as principais propriedades a seguir:
FERRAMENTAS:
MÉTRICAS APONTADAS:
TIPOS DE VISUALIZAÇÔES:
INSIGHTS:
BENEFÍCIOS DO DASHBOARD:
CONHECIMENTOS APRENDIDOS:
Uma empresa brasileira chamada de “Zomato” gerou muitos dados durante o ano de 2024 em relação à venda de seus produtos tanto em lojas físicas espalhadas por algumas regiões do Brasil e canais digitais, assim, possui a necessidade de uma retrospectiva para extrair insights e tomar decisões em pontos críticos de investimentos. Você como Analista de BI, deve-se criar um dashboard com a tecnologia Power BI solicitada pela própria companhia, como também trabalhar com fonte derivada de planilhas eletrônicas (Excel – Office Microsoft 365).
⚠ ️Obs.: O projeto terá exclusivamente uma pauta fictícia e educacional o uso da empresa Zomato para estimular o desenvolvimento das habilidades de analista de BI/dados.
O dashboard tem um caráter informativo com a finalidade de extrair insights e tomar decisões em pontos críticos de investimentos acerca dos negócios Zomato, usando-se da criação de dashboards interativos usando Power BI.
Por ser um relatório, as entidades impactadas serão os gerentes/analistas comerciais e financeiros, equipe de marketing, stakeholders e analistas de dados, enfim, mais para um âmbito interno.
Abordando o conteúdo principal, as KPIs abordadas totalizam 13, abordando: Quantidade Total de Vendas, Receita Total Alcançada, Média por Compra, Quantidade de vendas mensalmente, Receita Atingida mensalmente, Os produtos mais vendidos, Os produtos menos vendidos, Quantidade de Vendas por Região, Receita Alcançada por Região, ROI alcançado em comparativo com a estimativa, Quantidade de vendas efetuadas pelos canais web e presencial, produtos ilustrativos e motivos do uso da Zomato.
Descrevendo as ferramentas utilizadas, tem-se o “Excel”, pois conforme a contextualização, a Zomato organizaram as informações já relevantes em formatos CSV; “Figma” para criar templates direcionados para data visualization acompanhado de boas práticas de legibilidade e usabilidade; “Power BI” para criação do relatório para efetuar um micro ETL, de extrair, transformar (Power Query) e carregar os dados e, posteriormente, contemplar as estatísticas. Por fim, uso da linguagem DAX (Linguagem de Expressões Analíticas) nativa do Power BI para executar instruções de agregações de valores (Soma, Multiplicação, Divisão, etc.).
Detalhando sobre o conteúdo das fontes, os arquivos enviados pela contratante referenciam dados históricos originados do Warehouse (modalidade Data Fabric) contendo as seguintes propriedades:
Vale lembrar que como é um projeto base, faltam uma maior manutenção do relatório em ser dinâmico, em obter mais interações entre objetos (gráficos), porém, com um design escalável. Além disso, a partir das propriedades explicadas anteriores, geram-se as chamadas “medidas” para agregar valores, desde:
Quando o assunto é vantagem, o dashboard criado beneficiará uma visão retrospectiva de 2024 do setor comercial, direcionando melhores estratégias em na área interna da companhia para 2025, informando os indicadores potenciais para investimentos, sobretudo, adição de inovações de produtos vendidos ou marketing para promoção dos produtos identificados como os mais vendidos, por exemplo.
Partindo do ponto de vista não como analista de dados, e sim, enquanto perfil gerencial e estratégico, pode-se capturar os insights abaixo:
⚠ ️Obs.: Vale lembrar que a análise tanto de vendas quanto de receitas alcançadas pelas regiões não possuem valores distintos, e sim, quase proporcionais, então, outros fatores internos serão considerados, seja região com estabelecimentos bem localizados ou promoções únicas para cada região, ou mesmo, planejamento estratégico de expansão do sudeste, uma vez que possui maior densidade demográfica populacional.
Os “pós passos” abordam uma apresentação para informar e engajar os usuários mais necessitados, e planejar as estratégias. E outra opção é armazenar o dashboard num ambiente Cloud (dropbox, OneDrive, Service Power BI) para manter um histórico de relatórios e servir como referencial histórico.